IMIP

Hospital Dom Helder Câmara

Apresentação


O Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (HDH), inaugurado no dia primeiro de julho de 2010, é o segundo dos três hospitais públicos construídos na Região Metropolitana do Recife. Localizado no Km 28 da BR 101 Sul, no município do Cabo de Santo Agostinho, oferece serviços de urgência e emergência 24 por dia nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia e Traumato-ortopedia. A cardiologia é o grande diferencial do HDH, pois o Estado possuía apenas duas grandes referências para atendimento em emergência cardiológica, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) e o Procape, no Recife.

O Hospital Dom Helder conta com mais de 800 profissionais de saúde e tem capacidade para atender 200 pacientes por dia. Orçado em R$ 80 milhões o hospital funciona com capacidade operacional para 140 leitos distribuídos nas enfermarias de clínica médica, cardiologia clínica e cirúrgica e traumato-ortopedia, unidade de cuidados intensivos (UTI geral e unidade coronária), além de 20 leitos de observação na emergência. O atendimento ao paciente é realizado de forma referenciada pelo SAMU 192, Resgate do Corpo de Bombeiros por meio da Central de Regulação da SES/PE e pelas UPAS a ele referenciadas.

O HDH, sendo público estadual é voltado para pacientes do SUS, mas a contratação de pessoal e a sua gestão são de responsabilidade do IMIP como Organização Social (OS). A cada três meses, a OS presta contas ao governo do Estado e deve atingir metas quantitativas e qualitativas em seus serviços oferecidos no HDH. Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas oriundas dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Ipojuca, Sirinhaém, Escada, Primavera, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e São José da Coroa Grande.

Hospital Dom Helder Hospital Dom Helder Câmara

Km 28 da BR 101 Sul no município do Cabo de Santo Agostinho
(81) 3183.0000

Governo de Pernambuco