IMIP

Hospital Dom Helder Câmara


III Seminário de Experiências Exitosas do IMIP

Mais de noventa projetos apresentados



Na última sexta-feira (1) foi realizado, no auditório Espaço Ciência e Cultura do Hospital Pedro II no IMIP, o III Seminário de Experiências Exitosas do IMIP juntamente com a XXVI Conferência Fernando Figueira.

O Seminário de Experiências Exitosas tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados com excelência em resultado para que possam servir de modelo para as unidades de saúde administradas pelo IMIP.

Foram apresentados noventa e sete projetos de temas variados como a economia gerada para a unidade de saúde através de ajustes na distribuição dos remédios aos pacientes, acolhimento humanizado, direitos dos usuários e a influência da enfermagem na realização de exames, como no caso da UPAE de Salgueiro: “Geramos economia na unidade, conseguimos aumentar o número de consultas além de termos uma aproximação maior com os pacientes o que diminuiu o número de intercorrências porque eles já vêm orientados”, explicou Rosane Brito, coordenadora de enfermagem da unidade .

O presidente do IMIP, Gilliatt Falbo, falou da importância do seminário que começa a tomar porte de congresso e da responsabilidade que todos os que trabalham no IMIP e nas unidades de saúde administradas pelo Gestão IMIP Hospitalar tem com os pacientes e que esse cuidado gera os frutos do trabalho realizado pela rede.

Durante o evento, aconteceu, ainda, a entrega do Prêmio Fernando Figueira de Excelência de Gestão em Saúde, que foi criado nesta edição para premiar os trabalhos com maior destaque e os premiados foram os seguintes temas:

1º lugar - "Implantação de um protocolo de abreviação de jejum preparatório em um hospital universitário de Pernambuco", apresentado por Milena Damasceno, nutricionista do IMIP.

2º lugar - "Gestão compartilhada em um serviço social de saúde", apresentado por Leila Marçal, coordenadora de serviço social do IMIP.

3º lugar - "Implantação do sistema de distribuição de medicamentos em dose unitária num hospital universitário de Pernambuco", apresentado por Aline Silva, farmacêutica do IMIP.

O Hospital Dom Helder (HDH) esteve presente nas apresentações orais e em pôster e um dos destaques nas apresentações orais foi a enfermeira Renata Marcolino que mostrou a importância da introdução do enfermeiro no ambulatório de anticoagulante oral e como foi exitosa a experiência no auxílio ao tratamento dos pacientes sem gerar nenhum custo extra ao hospital. Outros destaques do HDH nas apresentações orais durante o evento foram, ainda, o médico clínico Rodrigo Patriota para falar sobre a implementação do Centro de Treinamento em Emergências do HDH (CETE) e o ortopedista, coordenador da residência médica do HDH, Bruno Lira que falou sobre o Operation Walk, missão norte-americana que veio ao Dom Helder em janeiro de 2017 e realizou quarenta e cinco cirurgias de colocação de prótese de quadril.


O Seminário de Experiências exitosas é um evento anual e é voltado a todos os funcionários das mais diversas áreas do IMIP e das unidades de saúde administradas pelo Gestão IMIP Hospitalar.
 
O IMIP administra, através do Gestão IMIP Hospitalar, as seguintes unidades:
Hospital Dom Helder Câmara, Hospital Miguel Arraes, Hospital Pelópidas Silveira
Hospital Dom Malan (Petrolina), UPAE’s de Garanhuns, Salgueiro e Petrolina e as UPA’s 24h de Olinda, Igarassu, Paulista, Caruaru, São Lourenço da Mata, Engenho Velho, Barra de Jangada e Cabo
 


Hospital Dom Helder Hospital Dom Helder Câmara

Km 28 da BR 101 Sul no município do Cabo de Santo Agostinho
(81) 3183.0000

Governo de Pernambuco