IMIP

Hospital Dom Helder Câmara


Atividade Aeróbica Melhora Qualidade do Sono, indica pesquisa



A apneia do sono, distúrbio onde a pessoa para de respirar por alguns segundos, diversas vezes enquanto dorme, é muito comum e é uma das principais causas da hipertensão arterial, da frequência cardíaca irregular, de derrames e da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Portadores dessa doença têm a qualidade de vida reduzida já que costumam apresentar sonolência diurna, noctúria (quando a pessoa urina várias vezes durante a noite), dor de cabeça matinal, diminuição do desejo sexual, déficit de atenção, falha de memória e irritabilidade.

Estudo recém publicado pelo fisioterapeuta Flávio Maciel, Coordenador do Serviço de Fisioterapia do Hospital Dom Helder Câmara (HDH) e pelo Diretor de Ensino e Pesquisa do HDH, o cardiologista Rodrigo Pedrosa, demonstra que pessoas que praticam regularmente exercícios aeróbicos conseguem reduzir a gravidade da apneia do sono e também apresentaram menos sonolência durante o dia, independentemente da perda de peso.

A pesquisa apresenta uma nova estratégia no combate à apneia de sono, já que o exercício reduz a retenção de líquido no corpo durante o dia (geralmente provocando inchaço nas pernas), evitando seu deslocamento pelo corpo na hora em que a pessoa deita para dormir e o seu acúmulo na região do pescoço, o que poderia provocar a apneia por causa da obstrução das vias aéreas.

O exercício aeróbico favorece uma maior eliminação desse líquido e evita a sua saída dos vasos sanguíneos. Além disso, com a atividade física, os músculos respiratórios aumentam a frequência dos movimentos gerando maior resistência, fazendo com que sejam capazes de manterem as vias aéreas desobstruídas.

A apneia pode provocar frequência cardíaca irregular - geralmente acelerada - o que dificulta o fluxo sanguíneo, derrames e a formação de placas de gordura que também restringem o percurso do sangue. Essa condição pode levar ao óbito.


Hospital Dom Helder Hospital Dom Helder Câmara

Km 28 da BR 101 Sul no município do Cabo de Santo Agostinho
(81) 3183.0000

Governo de Pernambuco