IMIP

Hospital Dom Helder Câmara


Farmácia Clínica e PROADI/SUS para melhorar rotinas do HDH



O Hospital Dom Helder Câmara (HDH) realizou nesta quarta-feira (17) mesa redonda sobre farmácia clínica, com convidados da Unimed e do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), para capacitar equipe de dez farmacêuticos do hospital.


O treinamento aconteceu para deixar a equipe preparada para a implantação do modelo de farmácia clínica nas UTI’s do Dom Helder a partir da próxima segunda-feira (22). O farmacêutico clínico inserido nas UTI’s ajuda a equipe para a obtenção de resultados positivos porque trabalha diretamente onde existe decisão clínica e com isso melhora a qualidade de vida dos pacientes além de gerar economia para a unidade de saúde com a redução dos custos assistenciais.

“O modelo de farmácia clínica já é utilizado no HPS há aproximadamente um ano e a troca de aprendizado durante o Seminário de Experiências Exitosas do IMIP que aconteceu no último mês de maio fez com que implantássemos o mesmo sistema aqui no hospital para, assim, maximizar a terapia e minimizar os riscos de erros”, explica Adriano Lins, coordenador farmacêutico do Hospital Dom Helder Câmara.

A farmácia clínica está sendo implantada no mesmo período em que o Hospital Dom Helder foi pré-selecionado para participar do projeto Reestruturação de Hospitais Públicos do PROADI SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) – parceria do Ministério da Saúde e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O projeto desenvolve ações de melhorias nos processos assistenciais e administrativos com o objetivo de reduzir custos e de padronizar as rotinas hospitalares diminuindo os riscos aos pacientes e envolvidos no seu tratamento.

“A seleção do Hospital Dom Helder Câmara para esse projeto que tem duração de dois anos veio em excelente momento porque estamos sempre preocupados com as melhorias de nossos processos e cuidados com o paciente e, além de nos ajudar com a melhoria da farmácia clínica, reestruturaremos todos os outros setores do hospital”, comenta o superintendente do HDH, Julio Arraes.

O PROADI SUS é uma ação do Ministério da Saúde voltada para o fortalecimento do SUS através de parcerias com hospitais filantrópicos de excelência reconhecida. O projeto vem sendo realizado desde 2009 e já contribuiu para a melhoria de 29 hospitais públicos do Brasil. A reestruturação é realizada através de apoio técnico e consultivo sem nenhum apoio financeiro ou reforma estrutural da unidade de saúde.


Hospital Dom Helder Hospital Dom Helder Câmara

Km 28 da BR 101 Sul no município do Cabo de Santo Agostinho
(81) 3183.0000

Governo de Pernambuco